Semelhante a fazer qualquer compra, ao escolher a lâmina de diamante certa para o seu trabalho, vai querer ter todas as informações antes de tomar a sua decisão. Há uma variedade de lâminas diamantadas disponíveis, o que significa que encontrar a lâmina perfeita para o trabalho pode ser difícil.

Os discos diamantados estão disponíveis em múltiplas variedades, métodos de fabrico, tipos e tipos de ligamentos. Discos diferentes são utilizados para diferentes aplicações, pelo que é importante estar atento aos diferentes discos e à sua aplicação relevante, a fim de se poder utilizar todo o seu potencial. Os discos diamantados são normalmente utilizados em toda a construção e indústrias relacionadas; mas como oferecem tantas utilizações, pode ser difícil saber qual o disco diamantado a escolher.

 

O que são Lâminas de Diamante

 

O termo "diamante" significa que a ferramenta é da classe mais limpa, segura e eficiente para cortar, furar, retificar e polir vários materiais diferentes utilizados na construção. Estes materiais variam entre a argila dura e o asfalto.

Os discos diamantados, quando escolhidos e utilizados corretamente, oferecem ao seu utilizador uma vida útil mais longa, um corte mais rápido, um aumento da produtividade e uma exposição reduzida a vibrações mão-braço.

São compostos por um núcleo de aço de alta liga que é depois inclinado com segmentos metálicos impregnados de diamante, colados. Não existe um disco diamantado "universal", estão disponíveis numa gama de qualidades e ligamentos que são especificamente concebidas para diferentes fins.

 

Diferentes Tipos de Lâminas de Diamante

 

É o segmento que determina para que materiais e fins o disco diamantado individual é adequado. São os ingredientes do segmento que determinam a sua melhor utilização; é constituído por uma mistura de grãos de diamante e pós metálicos. Os segmentos virão em diferentes profundidades, assim como diferentes ingredientes.

 

Segmentada

 

Este é o tipo de lâmina de diamante mais comum e tem segmentos individuais que estão separados por rasgos e estarão disponíveis em diferentes profundidades, como mencionado. Estes darão o corte mais bruto e são os melhores para betão, tijolo e alvenaria.

 

Banda Turbo

 

Este aro é especificamente concebido para cortar mais rapidamente tanto em aplicações húmidas como secas. A lâmina é capaz de cortar mais rapidamente devido à conceção dos segmentos turbo; corta eficazmente coisas tais como betão, tijolo e calcário.

 

Banda Continua

 

Este tipo de lâmina é frequentemente referido como uma lâmina de corte húmido. A utilização de água ao cortar material permite que a água arrefeça significativamente a lâmina; isto permite uma maior duração e menos fricção na zona de corte. Esta banda corta mais lentamente mas produz o melhor corte. É geralmente utilizada para mármore, granito e azulejo cerâmico.